Hérnia de disco
 

HÉRNIA DE DISCO

A Quiropraxia pode te ajudar


 

Hérnia de disco é um problema de saúde mundial, devido a incapacidade que pode gerar ao indivi­duo.

 

O que são os discos intervertebrais 

 Nossa coluna é formada por vértebras e entre elas, 23 discos localizados de C2 até o sacro.

Cada disco é formado por um anel fibroso (parte externa, mais firme para conter o núcleo) e um núcleo pulposo (parte interna, mais gelatinosa). Essa estrutura permite:

o   Unir uma vértebra a outra;

o   Sustentar o peso da coluna;

o   Absorver impacto e distribuir a carga.

Para facilitar o entendimento da estrutura do disco, costumamos compará-lo a uma “esponja” que tem a função de amortecer o impacto entre duas estruturas.

 

Como surgem as hérnias de disco?

Com o passar dos anos, os discos perdem a flexibilidade e elasticidade e iniciam o processo de degeneração e este processo varia de pessoa para pessoa.

ara alguns, pode ser bastante doloroso, enquanto para outros pouco ou nenhum sintoma. Além do processo de envelhecimento, os maus hábitos, uso repetitivo, hábito de fumar, sedentarismo, fatores genéticos facilitam a formação de hérnias de disco.

A hérnia ocorre quando há uma ruptura do anel fibroso e consequentemente há um deslocamento do ânulo fibroso devido a uma distribuição de cargas inadequada naquela região o que leva a um extravasamento do núcleo para a parte posterior (mais comum), anterior ou invaginar em outra vértebra. Além disso, o disco pode comprimir alguma raiz nervosa que emerge da coluna vertebral gerando sintomas ainda mais dolorosos.

A coluna lombar e a cervical são os locais mais comuns de surgirem as hérnias de disco por serem regiões de mais movimento e de maior suporte de carga.

 

Hérnia de disco é comum em pessoas entre 30 e 50 anos, embora possa ser encontrada em adolescentes e pessoas idosas também. Tem uma prevalência um pouco maior em homens do que nas mulheres.

Sintomas de hérnia de disco

Os sintomas podem variar, existem muitas pessoas com hérnias de disco e que não apresentam sintomas, ou apresentam crises de dor espaçadas, mas há pessoas que sente dores tão fortes a ponto de gerar incapacidade física nas atividades diárias. Além disso, lesões discais maiores podem comprometer as funções orgânicas o que pode sugerir uma emergência médica.

Normalmente, as hérnias de disco causam, dor local, dor que irradia para as pernas ou braços, formigamento que pode pegar um ou ambos os membros (superiores ou inferiores), dor com os movimentos da coluna como: abaixar, girar o tronco, carregar algum tipo de peso, limitação de movimento, antalgia (alteração postural assumida com o intuito de fugi da dor), entre outros. Movimentos que geram um aumento de pressão dentro da coluna como, tosses, espirros, evacuação também são sintomas comuns.

 

Uma pessoa com diagnóstico de hérnia de disco pode consultar um Quiropraxista?

É sempre uma pergunta muito comum, no dia-a-dia de um Quiropraxista: “Uma pessoa com diagnóstico de hérnia de disco pode ir no Quiropraxista?”. “Os ajustes podem piorar a hérnia?”.

Há um receio por parte de muitas pessoas de achar que os ajustes articulares podem prejudicar uma pessoa com diagnóstico de hérnia de disco.

Primeiramente, você precisa estar certo de que está consultando um profissional que tenha habilitação para realizar o tratamento de Quiropraxia. A partir do momento que você já se assegurou disso, você passará por uma avaliação minuciosa, além de um exame físico apurado para avaliar a condição e o quanto a hérnia de disco está comprometendo a saúde da pessoa.

Nossa avaliação constitui um histórico de saúde onde coletamos dados que possam justificar a situação atual. O exame físico compreende avaliar como está a função neurológica, reflexos, força motora, além disso, podemos realizar alguns testes ortopédicos que nos auxilie na causa e entender o quanto está comprometido. Em algumas situações, é importante o exame de imagem para auxiliar em todo o processo.

Há alguns casos de hérnia de disco em que pode ser contraindicado o tratamento, por isso, enfatizo a importância de conhecer a habilitação do profissional, pois com a avaliação e exame físico o profissional saberá se é um caso a ser tratado normalmente, ou se precisará mudar alguma técnica dentro da Quiropraxia, ou então, se o paciente deverá ser encaminhado para um outro especialista.

Sabe-se atualmente, que todos os pacientes com diagnóstico de hérnia de disco são orientados a procurar por tratamentos alternativos antes da realização de uma cirurgia. Devemos considerar o tratamento de Quiropraxia, já que não é invasivo, não utiliza de medicamentos e tem apresentado bons resultados clínicos.

 

Benefícios da Quiropraxia em casos de hérnia de disco

Os benefícios de maior relato por parte das pessoas com hérnias de disco são:

o   Diminuição da dor

o   Diminuição dos formigamentos

o   Melhora da mobilidade

o   Retorno rápido as atividades laborais

Portanto, para diagnóstico de hérnia de disco, considere o tratamento de Quiropraxia, além de trazer grandes melhoras à dor, o tratamento melhora a sua qualidade de vida sem os riscos associados a outros métodos convencionais de tratamento.

   Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

12-01-21

 

 

 

647 Visualições
Ciatalgia

CIATALGIA

Dor lombar que desce para a perna


A variação mais comum da dor lombar é a “famosa” dor ciática, que apresenta irradiação para uma das pernas, normalmente abaixo do joelho podendo chegar até os dedos do pé.

Todas as vezes que temos um quadro de dor lombar com irradiação para a perna precisamos diferenciar entre dor de origem radicular (compressão / irritação) ou dor referida (padrão de dor muscular).

A nomeação de dor ciática para toda dor que desce para a perna não é correta. A dor ciática tem origem radicular e deve descer além do joelho. Normalmente apresenta os sintomas de compressão ou irritação ao longo do trajeto do nervo isquiático. Já a dor referida, mantém-se na região posterior de coxa e glúteos.

 

Nervo Isquiático

É o maior e mais calibroso nervo do corpo humano e se origina nas raízes da 4ª vértebra lombar até a 3ª sacral. O nervo é constituído por duas partes, nervos fibular comum e tibial. Na região posterior do joelho o nervo fibular comum se divide em fibulares superficial e profundo.

O nervo tem a função de promover a sensibilidade e motricidade (força) nas pernas até os pés, por este motivo que quando há uma irritação ou compressão deste nervo os sintomas serão reproduzidos ao longo de todo o seu trajeto.

 

Causas da dor ciática

Importante ressaltar que quando falamos de dor ciática, estamos nos referindo a um sintoma e não ao diagnóstico da causa. O profissional deve investigar o que pode estar causando essa irritação ou compressão nervosa.

As principais causas são: as hérnias de disco, estreitamento do canal vertebral por uma estenose, mas é preciso descartar outras causas como algum tipo de tumor também. Outra região em que o nervo pode ser comprimido é quando ele passa pelo músculo piriforme que é um músculo profundo da região glútea, neste caso os sintomas também são de uma dor ciática clássica.

 

Sintomas da dor ciática

É comum os sintomas de dor, dormência, agulhadas ou choque no trajeto do nevo isquiático. A perda de força na perna também é um sintoma clássico.

Apesar de ser muito comum em apenas uma perna, pode acontecer raramente de acometer as duas.

Devido a irritação da raiz nervosa na região da coluna, pode ser que ao exame físico haja uma alteração nos reflexos tendinosos profundos e na força muscular na perna afetada o que vai mostrar para o profissional o quanto este nervo pode estar acometido.

O diagnóstico clínico é importante, mas o exame de imagem que vai mostrar qual é a verdadeira causa dessa compressão ou irritação nervosa.

 

Quiropraxia

O tratamento visa primeiramente identificar a causa da compressão e irritação do nervo. Caso seja por alterações discais e degenerativas (o que é mais comum), o tratamento pode ser realizado normalmente com o intuito de restabelecer o movimento normal de todos os segmentos da coluna, desacelerando o processo de envelhecimento já que terá uma melhora na distribuição de cargas em cada uma das vértebras. Consequentemente, o alívio da dor é consequência de uma coluna com toda as suas cargas distribuídas igualmente.

Caso, a compressão ocorra por algum tipo de tumor, neste caso sugerimos avaliação médica para melhor conduta.

 

 Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

15-01-2021


622 Visualições
Torcicolo

TORCICOLO

Torcicolo é um sintoma relativamente comum na população geral. Muitas pessoas já tiveram pelo menos um episódio de torcicolo na vida, porém, quando falamos desta condição, precisamos lembrar que existem diversas formas de apresentação da doença e pode variar na apresentação de acordo com a idade da pessoa e a causa, isto é, o que levou a pessoa a desenvolver este torcicolo.

Vamos descrever abaixo os tipos de torcicolos existentes de torcicolo:

Torcicolo congênito – ocorre em bebês, a cabeça apresenta uma assimetria fixa que pode ser visualizada horas ou até semanas após o parto.

Torcicolo do adulto - manifesta-se com dor e espasmo do músculo esternocleidomastoideo (a imagem mostra a localização deste músculo), fazendo com que a cabeça fique numa posição de rotação e as vezes com leve flexão.

Pseudo torcicolo – a pessoa apresenta dor e incapacidade de movimentar a cabeça para alguma direção. É comum o relato de ter acordado com a condição, sem histórico de trauma ou outra causa que justifique. Neste caso, a cabeça é mantida na posição neutra e difere dos demais por apresentar dor em todos os movimentos da cabeça.

Causas do torcicolo

As causas variam de acordo com o tipo de torcicolo. No caso do torcicolo congênito a causa está relacionada a algum trauma durante o nascimento, é comum em casos onde o bebê está sentado. Já o torcicolo por lesão do músculo esternocleidomastoideo, ocorre por um processo de fibrose, isto é, um tecido de reparação após algum processo de infecção do sistema nervoso central, tumor, doença basal ganglionar ou ainda, doença psiquiátrica. E por fim, em casos de pseudo torcicolo a causa normalmente é idiopática, mas o que podemos observar é que algumas pessoas relatam crises frequentes de torcicolo e em muitos casos como este o que notamos é que há uma lesão cervical pré-existente que leva a ter essas crises rotineiramente.

 

Quiropraxia

O quiropraxista é habilitado e tem o conhecimento necessário para avaliar casos de torcicolo e de acordo com a história clínica relatada descartar outras possíveis doenças que possam apresentar sintomas semelhantes.

Quando há suspeita de uma doença que precisa de algum encaminhamento, o quiropraxista indicará o melhor profissional a procurar.

Os casos citados de tipos de torcicolo podem ser tratados com Quiropraxia, pode ser que em algumas situações seja necessário um tratamento multidisciplinar para acelerar o processo de recuperação. Em outros casos, podem ser solicitados exames para entender o motivo das crises de torcicolo, porém, os ajustes associados a técnicas de tração e liberação miofascial costumam apresentar bons resultados.


Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

16-01-2021

758 Visualições
Escoliose Idiopática

ESCOLIOSE IDIOPÁTICA

Deformidade estrutural mais comum em crianças e adolescentes

O diagnóstico de escoliose é uma das condições que mais levam as pessoas a procurarem o tratamento de Quiropraxia. Outra situação bastante comum, é de pessoas procurarem o tratamento por algum outro motivo e durante a avaliação percebermos que esta pessoa também tem escoliose.

A partir de conhecido o diagnóstico começam os questionamentos durante a consulta que são do tipo:

- Tem cura?

- Por que eu tenho escoliose?

- A Quiropraxia resolve?

- Quanto tempo de tratamento preciso para deixar ela reta?

E assim por diante...

Diante dos questionamentos algo muito importante é saber o que é a escoliose e como ela se desenvolveu para que possamos traçar o tratamento que seja mais eficaz em cada caso.

Definição

Escoliose é a curvatura lateral de pelo menos 10 graus e rotação vertebral

A primeira distinção que devemos fazer é se esta escoliose é estrutural ou funcional.

Como o nome mesmo diz, estrutural vem de alguma alteração na estrutura da coluna que faz com que ocorra a curvatura. Já na funcional, o motivo para o desenvolvimento da curvatura é de outra origem. Um exemplo bastante comum de escoliose funcional é a diferença anatômica dos membros inferiores, isto é, a pessoa tem um osso da perna menor do que o outro o que leva a coluna “encurvar”. A correção da escoliose nesse caso ocorre com o uso correto de palmilha para nivelar as pernas e corrigir a escoliose.

Especificamente falando de escolioses estruturais, porque são as mais frequentes, principalmente infância e adolescência a escoliose idiopática é a mais comum.

 

Escoliose idiopática

O nome idiopática significa que não se conhece a causa da escoliose. Apesar de inúmeras pesquisas, não se sabe até hoje ao certo o que faz com que a coluna desenvolva essa curvatura. Alguns pesquisadores, associam ao crescimento anormal da parte anterior da coluna em dissociação com a parte posterior, porém, também não entende-se o porquê do crescimento anormal.

Outro fator importante a ser considerado em casos de escoliose idiopática são os fatores genéticos, e isto significa que há grandes chances da escoliose vir da família.

 

Classificação da Escoliose Idiopática

São classificadas de acordo com a idade:

- Infantil (0 a 3 anos)

- Juvenil (3 a 10 anos)

- Adolescente (10 a 17 anos)

- Adulto (> 18 anos)

Cerca de 80 a 90% das escolioses idiopáticas se desenvolvem na adolescência.

 

Apresentação Clínica

É comum não apresentar sintomas de dor ou incapacidade, aliás, quando esses foram os sintomas é importante investigar por outras causas. A procura pelo tratamento é por observar assimetrias como: um ombro mais alto do que o outro, uma pelve mais alta do que a outra e assim por diante.

 

Diagnóstico

O melhor exame para investigar escoliose é a radiografia panorâmica. Clinicamente podemos realizar testes que mostram a escoliose mas não conseguimos determinar o grau.

A avaliação postural é uma forma bastante utilizada para avaliar escoliose, além dos testes como: Adam, Allis, Comprimento real e aparente que nos sugerem se pode ser uma escoliose funcional ou estrutural.

 

Tratamento

Varia de acordo com a classificação das escolioses:

Em casos de escolioses infantis ou juvenis opta inicialmente pelo tratamento conservador com uso de coletes fixos para segurar a progressão da curva.

Na escoliose do adolescente o tratamento varia de acordo com a gravidade da curva, pode ser realizado somente tratamento conservador ou com uso de coletes e a cirurgia é indicada em curvas maiores do que 40 a 50 graus.

Por fim, na escoliose do adulto, ao contrário das demais, o paciente costuma apresentar dor e alterações neurológicas devido as mudanças secundárias degenerativas que ocorrem pela presença da escoliose. Nestes casos, o tratamento também vai depender do quão prejudicadas estão as funções do corpo.

 

Quiropraxia x Escoliose

Como profissão, a Quiropraxia apresenta diversas técnicas (patenteadas passam de 200 técnicas), criadas com objetivos diferentes para tratar diversos tipos de condições ou simplesmente para maior preferência do profissional.

Especificamente de escoliose, existem técnicas que foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar ao máximo essa condição.

Por ser uma profissão que nasceu nos EUA e ainda engatinha no Brasil, nem sempre temos ao nosso dispor todos os profissionais capacitados nessas determinadas técnicas e aparelhagens necessárias.

A técnica diversificada, que é a mais praticada em todo o mundo por quiropraxistas e é a técnica mais comum no Brasil, trata da escoliose pensando em melhorar a função. Veja, nosso objetivo principal é avaliar e corrigir o que está alterando a função normal desta coluna e com a frequência do tratamento conseguimos observar melhoras em muitos casos de escoliose.

Sempre explicamos que o tratamento não cura, até porque como falado acima, ainda não se conhece a causa da escoliose. Nosso objetivo é melhorar a função para que essa coluna tenha um processo de envelhecimento tal qual outra coluna normal.

A realização de atividades esportivas específicas são um grande aliado ao tratamento de Quiropraxia para que além da correção articular os músculos estejam fortes o suficiente para manter a postura.

Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

22-03-21

720 Visualições