CIATALGIA

Dor lombar que desce para a perna


A variação mais comum da dor lombar é a “famosa” dor ciática, que apresenta irradiação para uma das pernas, normalmente abaixo do joelho podendo chegar até os dedos do pé.

Todas as vezes que temos um quadro de dor lombar com irradiação para a perna precisamos diferenciar entre dor de origem radicular (compressão / irritação) ou dor referida (padrão de dor muscular).

A nomeação de dor ciática para toda dor que desce para a perna não é correta. A dor ciática tem origem radicular e deve descer além do joelho. Normalmente apresenta os sintomas de compressão ou irritação ao longo do trajeto do nervo isquiático. Já a dor referida, mantém-se na região posterior de coxa e glúteos.

 

Nervo Isquiático

É o maior e mais calibroso nervo do corpo humano e se origina nas raízes da 4ª vértebra lombar até a 3ª sacral. O nervo é constituído por duas partes, nervos fibular comum e tibial. Na região posterior do joelho o nervo fibular comum se divide em fibulares superficial e profundo.

O nervo tem a função de promover a sensibilidade e motricidade (força) nas pernas até os pés, por este motivo que quando há uma irritação ou compressão deste nervo os sintomas serão reproduzidos ao longo de todo o seu trajeto.

 

Causas da dor ciática

Importante ressaltar que quando falamos de dor ciática, estamos nos referindo a um sintoma e não ao diagnóstico da causa. O profissional deve investigar o que pode estar causando essa irritação ou compressão nervosa.

As principais causas são: as hérnias de disco, estreitamento do canal vertebral por uma estenose, mas é preciso descartar outras causas como algum tipo de tumor também. Outra região em que o nervo pode ser comprimido é quando ele passa pelo músculo piriforme que é um músculo profundo da região glútea, neste caso os sintomas também são de uma dor ciática clássica.

 

Sintomas da dor ciática

É comum os sintomas de dor, dormência, agulhadas ou choque no trajeto do nevo isquiático. A perda de força na perna também é um sintoma clássico.

Apesar de ser muito comum em apenas uma perna, pode acontecer raramente de acometer as duas.

Devido a irritação da raiz nervosa na região da coluna, pode ser que ao exame físico haja uma alteração nos reflexos tendinosos profundos e na força muscular na perna afetada o que vai mostrar para o profissional o quanto este nervo pode estar acometido.

O diagnóstico clínico é importante, mas o exame de imagem que vai mostrar qual é a verdadeira causa dessa compressão ou irritação nervosa.

 

Quiropraxia

O tratamento visa primeiramente identificar a causa da compressão e irritação do nervo. Caso seja por alterações discais e degenerativas (o que é mais comum), o tratamento pode ser realizado normalmente com o intuito de restabelecer o movimento normal de todos os segmentos da coluna, desacelerando o processo de envelhecimento já que terá uma melhora na distribuição de cargas em cada uma das vértebras. Consequentemente, o alívio da dor é consequência de uma coluna com toda as suas cargas distribuídas igualmente.

Caso, a compressão ocorra por algum tipo de tumor, neste caso sugerimos avaliação médica para melhor conduta.

 

 Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

15-01-2021


622 Visitas