TORCICOLO

Torcicolo é um sintoma relativamente comum na população geral. Muitas pessoas já tiveram pelo menos um episódio de torcicolo na vida, porém, quando falamos desta condição, precisamos lembrar que existem diversas formas de apresentação da doença e pode variar na apresentação de acordo com a idade da pessoa e a causa, isto é, o que levou a pessoa a desenvolver este torcicolo.

Vamos descrever abaixo os tipos de torcicolos existentes de torcicolo:

Torcicolo congênito – ocorre em bebês, a cabeça apresenta uma assimetria fixa que pode ser visualizada horas ou até semanas após o parto.

Torcicolo do adulto - manifesta-se com dor e espasmo do músculo esternocleidomastoideo (a imagem mostra a localização deste músculo), fazendo com que a cabeça fique numa posição de rotação e as vezes com leve flexão.

Pseudo torcicolo – a pessoa apresenta dor e incapacidade de movimentar a cabeça para alguma direção. É comum o relato de ter acordado com a condição, sem histórico de trauma ou outra causa que justifique. Neste caso, a cabeça é mantida na posição neutra e difere dos demais por apresentar dor em todos os movimentos da cabeça.

Causas do torcicolo

As causas variam de acordo com o tipo de torcicolo. No caso do torcicolo congênito a causa está relacionada a algum trauma durante o nascimento, é comum em casos onde o bebê está sentado. Já o torcicolo por lesão do músculo esternocleidomastoideo, ocorre por um processo de fibrose, isto é, um tecido de reparação após algum processo de infecção do sistema nervoso central, tumor, doença basal ganglionar ou ainda, doença psiquiátrica. E por fim, em casos de pseudo torcicolo a causa normalmente é idiopática, mas o que podemos observar é que algumas pessoas relatam crises frequentes de torcicolo e em muitos casos como este o que notamos é que há uma lesão cervical pré-existente que leva a ter essas crises rotineiramente.

 

Quiropraxia

O quiropraxista é habilitado e tem o conhecimento necessário para avaliar casos de torcicolo e de acordo com a história clínica relatada descartar outras possíveis doenças que possam apresentar sintomas semelhantes.

Quando há suspeita de uma doença que precisa de algum encaminhamento, o quiropraxista indicará o melhor profissional a procurar.

Os casos citados de tipos de torcicolo podem ser tratados com Quiropraxia, pode ser que em algumas situações seja necessário um tratamento multidisciplinar para acelerar o processo de recuperação. Em outros casos, podem ser solicitados exames para entender o motivo das crises de torcicolo, porém, os ajustes associados a técnicas de tração e liberação miofascial costumam apresentar bons resultados.


Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

16-01-2021

757 Visitas