HÉRNIA DE DISCO

A Quiropraxia pode te ajudar


 

Hérnia de disco é um problema de saúde mundial, devido a incapacidade que pode gerar ao indivi­duo.

 

O que são os discos intervertebrais 

 Nossa coluna é formada por vértebras e entre elas, 23 discos localizados de C2 até o sacro.

Cada disco é formado por um anel fibroso (parte externa, mais firme para conter o núcleo) e um núcleo pulposo (parte interna, mais gelatinosa). Essa estrutura permite:

o   Unir uma vértebra a outra;

o   Sustentar o peso da coluna;

o   Absorver impacto e distribuir a carga.

Para facilitar o entendimento da estrutura do disco, costumamos compará-lo a uma “esponja” que tem a função de amortecer o impacto entre duas estruturas.

 

Como surgem as hérnias de disco?

Com o passar dos anos, os discos perdem a flexibilidade e elasticidade e iniciam o processo de degeneração e este processo varia de pessoa para pessoa.

ara alguns, pode ser bastante doloroso, enquanto para outros pouco ou nenhum sintoma. Além do processo de envelhecimento, os maus hábitos, uso repetitivo, hábito de fumar, sedentarismo, fatores genéticos facilitam a formação de hérnias de disco.

A hérnia ocorre quando há uma ruptura do anel fibroso e consequentemente há um deslocamento do ânulo fibroso devido a uma distribuição de cargas inadequada naquela região o que leva a um extravasamento do núcleo para a parte posterior (mais comum), anterior ou invaginar em outra vértebra. Além disso, o disco pode comprimir alguma raiz nervosa que emerge da coluna vertebral gerando sintomas ainda mais dolorosos.

A coluna lombar e a cervical são os locais mais comuns de surgirem as hérnias de disco por serem regiões de mais movimento e de maior suporte de carga.

 

Hérnia de disco é comum em pessoas entre 30 e 50 anos, embora possa ser encontrada em adolescentes e pessoas idosas também. Tem uma prevalência um pouco maior em homens do que nas mulheres.

Sintomas de hérnia de disco

Os sintomas podem variar, existem muitas pessoas com hérnias de disco e que não apresentam sintomas, ou apresentam crises de dor espaçadas, mas há pessoas que sente dores tão fortes a ponto de gerar incapacidade física nas atividades diárias. Além disso, lesões discais maiores podem comprometer as funções orgânicas o que pode sugerir uma emergência médica.

Normalmente, as hérnias de disco causam, dor local, dor que irradia para as pernas ou braços, formigamento que pode pegar um ou ambos os membros (superiores ou inferiores), dor com os movimentos da coluna como: abaixar, girar o tronco, carregar algum tipo de peso, limitação de movimento, antalgia (alteração postural assumida com o intuito de fugi da dor), entre outros. Movimentos que geram um aumento de pressão dentro da coluna como, tosses, espirros, evacuação também são sintomas comuns.

 

Uma pessoa com diagnóstico de hérnia de disco pode consultar um Quiropraxista?

É sempre uma pergunta muito comum, no dia-a-dia de um Quiropraxista: “Uma pessoa com diagnóstico de hérnia de disco pode ir no Quiropraxista?”. “Os ajustes podem piorar a hérnia?”.

Há um receio por parte de muitas pessoas de achar que os ajustes articulares podem prejudicar uma pessoa com diagnóstico de hérnia de disco.

Primeiramente, você precisa estar certo de que está consultando um profissional que tenha habilitação para realizar o tratamento de Quiropraxia. A partir do momento que você já se assegurou disso, você passará por uma avaliação minuciosa, além de um exame físico apurado para avaliar a condição e o quanto a hérnia de disco está comprometendo a saúde da pessoa.

Nossa avaliação constitui um histórico de saúde onde coletamos dados que possam justificar a situação atual. O exame físico compreende avaliar como está a função neurológica, reflexos, força motora, além disso, podemos realizar alguns testes ortopédicos que nos auxilie na causa e entender o quanto está comprometido. Em algumas situações, é importante o exame de imagem para auxiliar em todo o processo.

Há alguns casos de hérnia de disco em que pode ser contraindicado o tratamento, por isso, enfatizo a importância de conhecer a habilitação do profissional, pois com a avaliação e exame físico o profissional saberá se é um caso a ser tratado normalmente, ou se precisará mudar alguma técnica dentro da Quiropraxia, ou então, se o paciente deverá ser encaminhado para um outro especialista.

Sabe-se atualmente, que todos os pacientes com diagnóstico de hérnia de disco são orientados a procurar por tratamentos alternativos antes da realização de uma cirurgia. Devemos considerar o tratamento de Quiropraxia, já que não é invasivo, não utiliza de medicamentos e tem apresentado bons resultados clínicos.

 

Benefícios da Quiropraxia em casos de hérnia de disco

Os benefícios de maior relato por parte das pessoas com hérnias de disco são:

o   Diminuição da dor

o   Diminuição dos formigamentos

o   Melhora da mobilidade

o   Retorno rápido as atividades laborais

Portanto, para diagnóstico de hérnia de disco, considere o tratamento de Quiropraxia, além de trazer grandes melhoras à dor, o tratamento melhora a sua qualidade de vida sem os riscos associados a outros métodos convencionais de tratamento.

   Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

12-01-21

 

 

 

646 Visitas