ESCOLIOSE IDIOPÁTICA

Deformidade estrutural mais comum em crianças e adolescentes

O diagnóstico de escoliose é uma das condições que mais levam as pessoas a procurarem o tratamento de Quiropraxia. Outra situação bastante comum, é de pessoas procurarem o tratamento por algum outro motivo e durante a avaliação percebermos que esta pessoa também tem escoliose.

A partir de conhecido o diagnóstico começam os questionamentos durante a consulta que são do tipo:

- Tem cura?

- Por que eu tenho escoliose?

- A Quiropraxia resolve?

- Quanto tempo de tratamento preciso para deixar ela reta?

E assim por diante...

Diante dos questionamentos algo muito importante é saber o que é a escoliose e como ela se desenvolveu para que possamos traçar o tratamento que seja mais eficaz em cada caso.

Definição

Escoliose é a curvatura lateral de pelo menos 10 graus e rotação vertebral

A primeira distinção que devemos fazer é se esta escoliose é estrutural ou funcional.

Como o nome mesmo diz, estrutural vem de alguma alteração na estrutura da coluna que faz com que ocorra a curvatura. Já na funcional, o motivo para o desenvolvimento da curvatura é de outra origem. Um exemplo bastante comum de escoliose funcional é a diferença anatômica dos membros inferiores, isto é, a pessoa tem um osso da perna menor do que o outro o que leva a coluna “encurvar”. A correção da escoliose nesse caso ocorre com o uso correto de palmilha para nivelar as pernas e corrigir a escoliose.

Especificamente falando de escolioses estruturais, porque são as mais frequentes, principalmente infância e adolescência a escoliose idiopática é a mais comum.

 

Escoliose idiopática

O nome idiopática significa que não se conhece a causa da escoliose. Apesar de inúmeras pesquisas, não se sabe até hoje ao certo o que faz com que a coluna desenvolva essa curvatura. Alguns pesquisadores, associam ao crescimento anormal da parte anterior da coluna em dissociação com a parte posterior, porém, também não entende-se o porquê do crescimento anormal.

Outro fator importante a ser considerado em casos de escoliose idiopática são os fatores genéticos, e isto significa que há grandes chances da escoliose vir da família.

 

Classificação da Escoliose Idiopática

São classificadas de acordo com a idade:

- Infantil (0 a 3 anos)

- Juvenil (3 a 10 anos)

- Adolescente (10 a 17 anos)

- Adulto (> 18 anos)

Cerca de 80 a 90% das escolioses idiopáticas se desenvolvem na adolescência.

 

Apresentação Clínica

É comum não apresentar sintomas de dor ou incapacidade, aliás, quando esses foram os sintomas é importante investigar por outras causas. A procura pelo tratamento é por observar assimetrias como: um ombro mais alto do que o outro, uma pelve mais alta do que a outra e assim por diante.

 

Diagnóstico

O melhor exame para investigar escoliose é a radiografia panorâmica. Clinicamente podemos realizar testes que mostram a escoliose mas não conseguimos determinar o grau.

A avaliação postural é uma forma bastante utilizada para avaliar escoliose, além dos testes como: Adam, Allis, Comprimento real e aparente que nos sugerem se pode ser uma escoliose funcional ou estrutural.

 

Tratamento

Varia de acordo com a classificação das escolioses:

Em casos de escolioses infantis ou juvenis opta inicialmente pelo tratamento conservador com uso de coletes fixos para segurar a progressão da curva.

Na escoliose do adolescente o tratamento varia de acordo com a gravidade da curva, pode ser realizado somente tratamento conservador ou com uso de coletes e a cirurgia é indicada em curvas maiores do que 40 a 50 graus.

Por fim, na escoliose do adulto, ao contrário das demais, o paciente costuma apresentar dor e alterações neurológicas devido as mudanças secundárias degenerativas que ocorrem pela presença da escoliose. Nestes casos, o tratamento também vai depender do quão prejudicadas estão as funções do corpo.

 

Quiropraxia x Escoliose

Como profissão, a Quiropraxia apresenta diversas técnicas (patenteadas passam de 200 técnicas), criadas com objetivos diferentes para tratar diversos tipos de condições ou simplesmente para maior preferência do profissional.

Especificamente de escoliose, existem técnicas que foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar ao máximo essa condição.

Por ser uma profissão que nasceu nos EUA e ainda engatinha no Brasil, nem sempre temos ao nosso dispor todos os profissionais capacitados nessas determinadas técnicas e aparelhagens necessárias.

A técnica diversificada, que é a mais praticada em todo o mundo por quiropraxistas e é a técnica mais comum no Brasil, trata da escoliose pensando em melhorar a função. Veja, nosso objetivo principal é avaliar e corrigir o que está alterando a função normal desta coluna e com a frequência do tratamento conseguimos observar melhoras em muitos casos de escoliose.

Sempre explicamos que o tratamento não cura, até porque como falado acima, ainda não se conhece a causa da escoliose. Nosso objetivo é melhorar a função para que essa coluna tenha um processo de envelhecimento tal qual outra coluna normal.

A realização de atividades esportivas específicas são um grande aliado ao tratamento de Quiropraxia para que além da correção articular os músculos estejam fortes o suficiente para manter a postura.

Escrito por Ms. Dayane Maia Costa Cabral, quiropraxista

22-03-21

722 Visitas